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sábado, 19 de março de 2011

ENTENDENDO O SEU PAPEL


O PROFESSOR DA ESCOLA SABATINA

Uma Sagrada Missão
A Escola Sabatina nunca será melhor do que os seus professores. Daí, portanto, a necessidade de escolhê-los bem e prepará-los convenientemente para a sua sagrada função.
Não há dúvida de que alguns já nascem com maior talento para o ensino do que outros. Entretanto, é minoria. A maior parte dos professores de êxito se fizeram através de esforço perseverante, disciplina e estudo. Isto equivale a dizer que qualquer indivíduo pode ser um bom professor, se estiver disposto a pagar o preço.
O Professor Precisa Não Apenas Saber, Mas Ser.
O que ele é tem até mais valor do que o que sabe. Ele deve ensinar pelo que diz, pelo que faz, e principalmente pelo que é.
Deve Manter Comunhão Habitual com Deus.
Isso através do estudo da Sua Palavra, da oração e do testemunho. “Se sois chamado a servir como professor, sois chamados a ser também um discípulo”.– Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 179.
O Professor Deve Ter Amor Pelas Almas.
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus, e conhece a Deus. Aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é amor”.– I João 4:7 e 8.
Ser Fiel à Doutrina.
Ele deve expor a lição segundo os ensinos doutrinários da Igreja, e não segundo suas próprias opiniões.
Freqüentar a Classe dos Professores.
É importante que os professores da Escola Sabatina se reúnam, a fim de recapitularem juntos a lição da semana. Isso promove o entrosamento entre os professores e a unidade doutrinária, além de servir de auxílio aos novos professores. Pode-se fazer uma escala entre os professores para a recapitulação da lição. O responsável pela lição deve estar bem preparado e, se possível, deve preparar um resumo que poderá ser usado pelos demais.

O Preparo da Lição

Deve começar no sábado à tarde, com uma vista geral de seu conteúdo e uma recapitulação diária durante a semana. Assim a lição se fixará de modo indelével na memória do professor e lhe dará tempo e oportunidade de extrair lições espirituais. Normalmente, um professor bem-sucedido dedicará de 3 a 5 horas de preparo durante a semana.
Esse preparo deve incluir não só o estudo da lição em si, com a conseqüente pesquisa das respostas na Bíblia, mas também as fontes adicionais, como livros do Espírito de Profecia, dicionários, concordâncias, comentários bíblicos, sites da Internet, etc.
Depois que o professor dominar todo o material e tiver uma compreensão clara do assunto da lição, deverá determinar o objetivo particular da aula e se perguntar: “Para que foi escrita esta lição? Que se pode conseguir com ela? Que resultado espiritual poderá ser alcançado na vida dos alunos?”?
Para que a lição possa ser aplicada adequadamente às necessidades dos alunos, é importante que o professor os conheça bem.

Apresentação da Lição

O professor deve apresentar-se na classe confiantemente, certo de que todos vão desfrutar desse período de estudo. Se ele se revelar hesitante e temeroso, deixará uma impressão desfavorável sobre a classe.
Para quebrar o gelo inicial, ele pode perguntar a um e outro aluno se teve alguma experiência marcante durante a semana. Em seguida, deve anunciar o título do estudo, fazer uma breve introdução e passar diretamente para os pontos principais. Se o professor não receia perder-se, pode perguntar a vários alunos qual o ponto que mais lhes chamou a atenção na lição, e então partir dessas contribuições para os seus comentários pessoais, o que tornará a classe dinâmica e participativa.

Fazendo Perguntas

Uma das qualidades mais valiosas que um professor pode adquirir é a arte de fazer perguntas. As perguntas forçam os alunos a pensar, mostram o que eles sabem, prendem a atenção e estimulam a participação. Daí a importância de saber formulá-las. As perguntas podem ser de natureza geral, em que qualquer aluno pode responder.
Certas pessoas estão sempre prontas a responder o que lhes é perguntado. Outras, não gostam de ser apontadas publicamente para responderem alguma coisa. O professor prudente deverá respeitar essas características pessoais de seus alunos ou perderá a presença deles.

O Uso de Ilustração

Um professor dinâmico sabe escolher ilustrações apropriadas para tornar clara uma verdade. Não se deve contar uma história sem motivo, ou só porque ela é divertida. É preciso que ela ajude a esclarecer o assunto.
Jesus extraía Suas ilustrações da Palavra de Deus, da natureza e da vida. “Em parábolas e comparações Ele encontrou o melhor método para comunicar verdades divinas. Em linguagem simples, usando figuras e ilustrações tiradas do mundo natural, Ele descerrava a verdade espiritual a Seus ouvintes e expunha preciosos princípios que se teriam apagado da memória deles, sem quase deixar vestígio, se Ele não houvesse relacionado Suas palavras com emocionantes cenas da vida, experiência ou natureza.” – Fund. Educação Cristã, pág. 236.
Utilize poucas e boas ilustrações, que sejam simples e compreensíveis ao aluno.
Encerre sempre a lição de modo positivo, com uma aplicação prática do tema principal, e expressando sua confiança na direção de Deus.
Unidade de Ação: Um Ambiente Familiar
O Professor deve transformar a Unidade de Ação num ambiente afetuoso e terno. É importante considerar o exemplo de Jesus. Ele se referia aos Seus discípulos como Minha mãe e Meus irmãos. “O amor de Jesus os mantinha unidos, apesar das divergências” - O Desejado de Todas as Nações, pág. 646.
O professor pode transformar a Unidade num lugar onde não apenas se estuda a Lição, mas se partilha sentimentos, se encontra encorajamento e apoio através da amizade, oração e estudo da Bíblia, e onde se dá testemunho de como Deus Se revela diariamente.
Como ele pode conseguir isso?
Criar um Clima Familiar na Unidade – Ele precisa conhecer seus alunos, seus anseios, preocupações, dificuldades, preferências individualmente. A fim de ter um conhecimento mais aprofundado das pessoas de sua classe, o tempo em classe não é suficiente. Ele precisa programar visitas informais a todos eles. Este é o melhor método para quebrar o gelo, estreitar laços e conhecer as pessoas.
O aspecto mais importante do ensino é a relação de amor. O isolamento, a formalidade e a frieza que existem em algumas classes são responsáveis pela grande ausência dos membros da Escola Sabatina.
Demonstrar Interesse pela Vida do Aluno Preparar uma lista completa com nome, data de nascimento e endereço de todos os seus alunos, e mantê-la atualizada. Isso é de suma importância, pois assim você terá as informações necessárias para a realização das visitas.
Usar o cartão da Escola Sabatina adequadamente; não apenas por razões estatísticas. Sabiamente usados, eles fornecem sugestões sobre como demonstrar interesse pelas pessoas. Eles fornecem informações sobre quem está presente, quem não veio, e quem são as visitas.
Envolver-se Com os Alunos Organizar atividades sociais que envolvam a todos. Muitas pessoas hoje são membros batizados porque sua primeira festa de aniversário foi realizada na Escola Sabatina. Isso fez a diferença.
Atender os Alunos Ausentes Não esqueça de visitar os alunos ausentes. Além disso, faça um cartão em nome de todos os seus alunos e que expresse os sentimentos da classe acerca do aluno faltoso, e entregue-o pessoalmente. Ajude aquela pessoa que está passando por momentos difíceis de doença na família, ou que perdeu um ente querido, ou que passa por algum outro problema.
Amar é Dar Atenção - Dirija-se aos seus alunos de forma pessoal. Isso ajuda a criar um clima e a formar uma “classe familiar”. Faça comentários do tipo: “Ana, sua mãe já saiu do hospital?” “Marcos, que bom vê-lo de volta das férias. Como foi de viagem?” “Visitei a Neila. Sua filhinha esteve hospitalizada, por isso não tem estado conosco. Vamos orar pela saúde de sua filha. Quem poderia visitá-la hoje à tarde?” “O Roberto perdeu o emprego. Vamos orar por ele e ajudá-lo nessa busca. Ele é contador, se alguém souber de alguma vaga nessa área é só informá-lo. Seu telefone é...”
Essa é a espécie de atenção que torna a classe uma verdadeira família. Os alunos são autênticos e abertos entre si, porque há confiança e isso permite compartilhar sentimentos em um nível mais profundo.

O Professor e o Ensino

Ensinar é a própria razão de ser da Escola Sabatina, cujo objetivo é levar as pessoas para mais perto de Cristo e torná-las mais semelhantes a Deus no caráter. É claro que para alcançar esse objetivo não se pode confundir “ensinar” com “informar”. Mais do que a aquisição de conhecimento é a mudança de atitude que indica que o objetivo foi alcançado.
Todos Podem Aprender a Ensinar - Poucas pessoas têm o “dom” de ensinar, mas todas podem aprender e utilizar as “técnicas” do ensino ou métodos mais eficientes.
Ensinar a Verdade de Forma Atrativa - As verdades devem ser apresentadas de uma forma tão atrativa e interessante que os alunos que participam do estudo se entusiasmem cada vez mais não só com o conhecimento, mas principalmente com a aplicação à sua vida.
Evitar o Discurso – Apesar desse método já ter sido muito utilizado na Escola Sabatina, não é o correto.
“Não é o melhor plano falarem os professores, unicamente, mas devem levar a classe a dizer o que sabe. Então, com umas poucas observações ou ilustrações claras e breves, deve o professor gravar-lhes na mente a lição.” – Ellen G. White, Conselhos Sobre a Escola Sabatina, pág. 115.
Método Participativo - Esse é o método ideal. O professor apresenta os pontos principais através de perguntas-chave, atrai a atenção e estimula a participação dos alunos. Os alunos pensam e se expressam trocando idéias e participando do estudo.
“As palavras são mais que um indício do caráter; têm poder de reagir sobre o caráter. Os homens são influenciados por suas próprias palavras”.– Ellen G. White, Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, pág. 575.

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