Seguidores

Translate

A SEU DISPOR

COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER É SEMPRE UM PRAZER TELO AQUI , POIS, A NOSSA MISSÃO É; CONTRIBUIR PARA O SEU MINISTÉRIO, SE ALGO QUE VOCÊ PRECISA NÃO FOI ENCONTRADO OU NÃO É EXATAMENTE COMO ESTÁ AQUI.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL DO
CONEXÃO TEEN conexaoteen.asr@gmail.com SERA UM PRAZER PODER AJUDAR.

CONEXÃO TEEN

Pesquisar este blog

sábado, 19 de março de 2011

COMO PREPARAR A LIÇÃO

Grande parte dos professores de escola sabatina tem dificuldade de preparar a lição de forma enxuta e atrativa, este post tenta dar uma força.
Note, a intenção não é, de forma alguma, lhe ensinar a preparar a lição mas, sistematizar o preparo facilitando esta importante tarefa.


Como preparar e apresentar a lição.
“O orador deve conhecer dez vezes mais do que vai falar. Então ele deixa a impressão de que ainda há grande estoque em reserva, e que somente deu uma ligeira amostra do que possuía.” Ensinando os Juvenis pag. 155
1. Faça uma boa e bem planejada Introdução:
- Um começo estimulante cria interesse pelo estudo e prende a atenção dos alunos.
- Faça uma breve descrição da lição. Diga, em poucas palavras, do que se trata.
- Mencione os objetivos da lição da semana. Considere os objetivos sugestivos que se encontram no material suplementar para o professor.
- Faça uma pergunta, conte algo relacionado com a lição, inicie o estudo através de uma atividade que deve envolver e captar o interesse da classe. Faça os alunos se mexerem. O professor deve ganhar e manter o interesse da classe, do contrário, é tempo perdido.
2. Busque envolver os estudantes na discussão da lição:
- Não explanar a lição em forma de discurso ou sermão e falando em voz alta, porém dialogando brandamente.
- Evitar a monotonia e a recitação.
- Formule perguntas inteligentes que façam seus alunos, pensarem.
- Escolha uma atividade de aprendizagem do auxiliar de professores que mais se adaptar a sua classe.
“Não é melhor plano falarem os professores unicamente, mas deve levar a Classe a falar o que sabe. Então, com umas poucas observações ou ilustrações claras e breves, deve o professor gravar-lhes na mente a lição.” CPPE, 115 e 116
- Sob a direção de professores sábios, os alunos tomarão mais interesse pela Palavra de Deus. O “pesquisando o texto bíblico” é uma ótima opção para que os alunos tenham uma visão mais profunda das Escrituras.
- O professor não deve limitar-se a repetir as palavras da lição, mas precisa estar familiarizado não só com as palavras, mas com as idéias.
- Há um hábito muito prejudicial ao aprendizado da lição, que é o de fazer comentários vazios, destituídos de conteúdo prático e relevante.
- Encorajar a participação dos membros no estudo da lição.
- Leve perguntas, antecipadamente formuladas: lembre-se que as melhores são aquelas que fazem o aluno pensar, refletir o assunto. Não tenha medo de ser polêmico, está é a hora de mexer com a cabeça deles.
3. Apresentar a lição de maneira atrativa.
- Ensine por meio de ilustrações e experiências simples, como Jesus fazia. Lembre-se: a melhor abordagem é aquela centrada no viver diário.
- Fazer uma aplicação pessoal de cada tópico à vida e experiências diárias dos alunos.
- Use uma linguagem que todos possam entender. Deixe em casa todos os termos difíceis e elevados.
4. Atingir em cheio o alvo da lição, dando ênfase aos objetivos que se encontram no início do auxiliar:
- Abranger os pontos principais da lição dentro do tempo designado. Não se demorar mais do que o necessário em um ponto, deixando os demais sem comentários ou aplicação.
- Seguir o rumo certo da lição, não divagando ilustrações ou pensamentos desconexos.
- Planeje o seu tempo cuidadosamente.
5. Faça um apelo:
- O último objetivo do estudo da Bíblia é colocar em prática o que se aprendeu. Se você fizer uma maravilhosa explanação mas não fizer um bom apelo final, a lição fica perdida. Todos devem ser levados à decisão de mudar sua vida. Fale ao coração dos alunos, leve-os a tomar uma decisão ao lado de Cristo. Todo apelo deve ser orientado nessa direção.
Tendo em conta os pontos anteriores, elabore um simples PLANO DE ENSINO:
Título da Lição ________________________________________________________________
Esta semana, nós estudamos acerca de (resumir em apenas uma frase)
_____________________________________________________________________________
Os objetivos deste estudo foram (com suas próprias palavras):
1- ___________________________________________________________________________
2 - ___________________________________________________________________________
3- __________________________________________________________________________
Ilustração ou pergunta para captar o interesse inicial da classe:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Perguntas para envolver meus alunos na discussão:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Textos Bíblicos ou citações do Espírito de Profecia que respondem essas questões (Anote apenas as referências):
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aplicações à vida dos alunos:
1- ___________________________________________________________________________
2- ___________________________________________________________________________
3- ___________________________________________________________________________
Apelo:
Quero que meus alunos respondam a este estudo, fazendo o seguinte:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario é o melhor meio de nos auxiliar